domingo, 20 de junho de 2010

Simon Bolivar

Simon Bolívar nasceu em Caracas, filho de uma família criolla rica, ficou órfão quando era criança foi entregue a seu tio, na Europa que Simon Bolívar concluiu seus estudos e se apaixonou pela política.
Aos 21 anos de idade assistiu a coroação de Napoleão Bonaparte e ficou impressionado ao ver seu ser aclamado pela multidão. Aos 24 anos Bolívar retornou a America do Sul com a idéia de tirar sua terra natal das mãos dos colonizadores espanhóis.
Em 1811 o Congresso Nacional de Caracas – Assembléia eleita de criollos votou pela independência. O que aparentemente parecia ser um começo promissor não deu certo.Em 1812 um terremoto destruiu Caracas matando quase toda a população e assim a primeira Republica Venezuelana acabou tragicamente, e caiu novamente nas mãos dos espanhóis. Bolívar não teve opção e foi para o exílio, e escapou para ilha holandesa.
Antes de iniciar uma nova campanha, Bolivar redigiu o “Manifesto de Cartagena”. Ele venceu os espanhóis em 7 de agosto de 1813, pouco tempo depois foi chamado de “o libertador”.
Bolivar morreu aos 47 anos pobre e abandonado.
Fonte: Livro de historia era uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário